Quadro de Estrelas – Outubro de 2023

Como é habitual na Tribuna do Cinema, lançamos o nosso Quadro de Estrelas referente ao mês de Outubro de 2023. Consideramos as estreias do mês e outras que transitam do mês anterior, mas que pela sua relevância também incluímos.

Especialmente neste mês, o Quadro de Estrelas chega-nos com algum atraso devido à estreia de “O Rapaz e a Garça”, a mais recente obra do Estúdio Ghibli e do seu Director, cuja filmografia está a ser por nós recordada no ainda a decorrer Dossier Hayao Miyazaki. Decidimos igualmente incluir no nosso quadro de estrelas, o Ciclo de Mestres Japoneses Desconhecidos III, que decorreu no Cinema City Alvalade, entre 01 e 08 de Novembro.

Segundo os dados do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA), os campeões de salas de cinema portuguesas no mês de Outubro foram: PAW Patrol: The Mighty Movie (Cal Brunker); The Exorcist: Believer (David Gordon Green); Killers of The Flower Moon (Martin Scorsese); The Creator (Gareth Edwards) e Expend4bles (Scott Waugh).

As obras mais vistas pelos nossos críticos no mês de Outubro foram: Extraña Forma de Vida (Pedro Almodóvar), Killers of The Flower Moon (Martin Scorsese) e The Killer (David Fincher). A mais recente obra de Martin Scorsese verificou bastante consenso entre os nossos críticos, tendo sido classificada como boa (3 estrelas) ou muito boa (4 estrelas). O mesmo acontece com Extraña Forma de Vida e com The Killer, também avaliadas com 3 e 4 estrelas, porém, um dos nossos membros insurge-se, considerando-as suficientes e atribuindo-lhes 2 estrelas.

A Sibila (Eduardo Brito), L’Été Dernier (Catherine Breillat), Nyad (Elizabeth Chai Vasarhelyi, Jimmy Chin) e Theather of Thought (Werner Herzog) foram os filmes com maior unanimidade de pontuação entre os nossos críticos, tendo todos sido classificados como bons (3 estrelas). Por oposição, Northern Comfort (Hafsteinn Gunnar Sigurðsson) e Pátria (Bruno Gascon) foram os filmes com pior classificação (1 estrela).

O destaque do mês vai inicialmente para Martin Scorsese e o seu aguardado regresso em Killers of The Flower Moon. Depois de The Irishman (2019), vemos Scorsese trazer-nos Killers of the Flower Moon, adaptado de um romance homónimo de 2017, que trata a história verídica da tribo nativa americana Osage, nos anos 20, após esta ter descoberto na sua reserva em Oklahoma grandes quantidades de petróleo, tornando a tribo milionária e consequentemente atraindo intempéries sociais que o realizador retrata numa longa obra com a duração de 03h30, que junta Leonardo DiCaprio, Lily Gladstone, Robert DeNiro, Jesse Plemons e Scott Shepards.

Como Menção Honrosa deste Quadro de Estrelas, alguns membros da Tribuna do Cinema assistiram ao Ciclo Mestres Japoneses Desconhecidos III, que decorreu entre 01 e 08 de Novembro no Cinema City Alvalade, a par de algumas exibições (com continuidade) nos Cinemas NOS no Porto, Viseu, Almada, Faro, Coimbra e Lisboa. Os filmes em destaque foram: The Gambling Monk (Shōgorō Nishimura), The Tragedy of Bushido (Eitaro Morikawa) e Sound in The Mist (Hiroshi Shimizu) que foram classificados com 3, 4 e 5 estrelas respectivamente. É pela mão da produtora e distribuidora The Stone and The Plot que estas obras têm sido trazidas para as telas nacionais, sendo louvável o esforço que os membros da mesma, Miguel Patrício e Daniel Pereira, têm feito para possibilitar a visualização destes filmes mas também da continuidade deste ciclo ímpar e notável.