Como é habitual na Tribuna do Cinema lançamos o nosso Quadro de Estrelas referente ao mês de Março de 2023. Consideramos as estreias do mês e outras que transitam do mês anterior, mas que pela sua relevância também incluímos.
Segundo os dados do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA), os campeões de salas de cinema portuguesas no mês de Março foram Creed III, The Whale, John Wick, Scream VI e Shazam! Fury of The Gods. No entanto, as pontuações mais baixas no quadro de estrelas foram atribuídas a alguns filmes presentes nesta lista. 1 estrela ou até nenhuma foi concedida aos seguintes filmes: Alice, Darling; Shazam! Fury of the Gods e 65. Já o 4º Capítulo da saga John Wick é considerado muito bom, numa concordância de 4 estrelas.
O destaque vai inevitavelmente para o mais recente filme de Darren Aronofsky, The Whale, que verifica a pontuação mais polémica e divergente entre os membros da equipa, tendo recebido desde 1 às 4 estrelas. Por oposição, o documentário exuberante e polémico de Laura Poitras, All The Beauty And The Bloodshed é unânime nas 4 estrelas atribuídas por vários membros.
O mês de Março surpreende na quantidade de filmes portugueses exibidos em sala, apontando como preferidos o Águas do Pastaza de Inês Alves, Diálogos de Sombras de Júlio Alves, Terra que Marca de Raul Domingues e Great Yarmouth – Provisional Figures de Marco Martins.
Ainda no que diz respeito a filmes nomeados para os Óscares, Women Talking de Sarah Polley é discrepante nas pontuações atribuídas, não tendo convencido a maior parte dos membros da Tribuna.
