Como é costume na Tribuna do Cinema lançamos o nosso Quadro de Estrelas referente a Fevereiro 2023. Consideramos as estreias do mês e outras que transitam do mês anterior, mas que pela sua relevância também incluímos.
O destaque vai inevitavelmente para a curta metragem portuguesa de animação Ice Merchants, de João Gonzalez, o primeiro filme português nomeado aos Óscares de todos os tempos, que teve o dom de ser exibido em sala nos nossos cinemas de circuito comercial, abrindo a porta a que mais curtas metragens possam seguir o caminho da distribuição no grande écrã no nosso país.
O outro grande destaque é Tár, um dos raros filmes a colher 5 estrelas na nossa equipa, com mais uma brilhante interpretação na carreira de Cate Blanchett. EO e Holy Spider recolheram consenso positivo, bem como a reposição de Where is My Friend’s House de Abbas Kiarostami, de 1987, considerado uma obra-prima para 4 tribunos.
Já Knock at the Cabin, o novo de M. Night Shyamalan, e The Banshees of Inisherin foram altamente divisivos. Em relação a Shyamalan não é de estranhar e já tem sido apanágio ao longo de toda a obra do realizador, recolhendo desde 1 estrela a 4 estrelas. The Banshees of Inisherin foi ainda mais longe, com um tribuno a considerar o filme de Martin McDonagh uma obra prima digna de 5 estrelas enquanto dois outros o consideraram mau, atribuindo-lhe 1 estrela.
Eis o quadro completo: