Quadro de Estrelas – Abril de 2023

EquipaMaio 8, 2023

Como é habitual na Tribuna do Cinema lançamos o nosso Quadro de Estrelas referente ao mês de Abril de 2023. Consideramos as estreias do mês e outras que transitam do mês anterior, mas que pela sua relevância também incluímos.

Segundo os dados do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA), os campeões de salas de cinema portuguesas no mês de Abril foram: Guardiões da Galáxia Volume 3, Super Mario Bros: O Filme; O Exorcista do Vaticano; John Wick 4 e Astérix e Obélix.

O destaque de Abril vai para a Integral Kinuyo Tanaka que decorreu ao longo de todo o mês no Cinema City Alvalade, organizado pela produtora e distribuidora The Stone and The Plot. Os três filmes que compõem o ciclo são: A Lua Ascendeu, Carta de Amor e Para Sempre Mulher. Para Sempre Mulher foi o filme ao qual os membros da Tribuna atribuíram a melhor pontuação do mês (5 estrelas), tendo os restantes filmes do ciclo variado entre as 3 e as 4 estrelas.

O cinema de animação teve um peso relevante no mês de Abril, sendo Super Mario Bros o filme que verificou maior discordância na pontuação atribuída pelos nossos membros. Não houve 4 nem 5 estrelas atribuídas, no entanto, a primeira longa-metragem de Michael Jelenic e Aaron Horvath foi classificada de uma forma divergente pela equipa, com 1, 2 e 3 estrelas. Por sua vez, Suzume de Makoto Shunkai foi recebido com boas qualificações, variando a sua pontuação entre as 3 e 4 estrelas. Assim como Nayola de José Miguel Ribeiro que também foi pontuado com 3 e 4 estrelas.

Evil Dead Rise, Air, Close e Le Otto Montagne foram os filmes com maior unanimidade de pontuação entre os nossos críticos. Destacamos Le Bleu Du Caftan como umas das preferências do mês, sendo classificado como um filme muito bom e excelente.