A Caminho dos Óscares – Previsões em Novembro 2023

O ano de 2023 está quase a terminar. Aproximam-se as listas dos melhores filmes do ano e quem elabora a sua lista há já 96 anos é a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas – a Academia, para os amigos. Os Óscares, os prémios desta organização quase centenária, serão entregues no dia 10 de março de 2024, sendo os nomeados anunciados a 23 de janeiro.

Mas o que são os Óscares? São uma fotografia dos gostos dos membros da Academia num dado ano. Ser membro não é para quem quer, é para quem for convidado. Anualmente, a Academia convida centenas de profissionais da indústria do cinema para se juntarem à organização e para votarem no melhor que se fez na sétima arte.

Em 2023, 398 novos membros entraram para a Academia, incluindo o ator Paul Mescal, a atriz Lashana Lynch, o realizador Lukas Dhont, e até músicos como David Byrne, The Weeknd e Taylor Swift. No total, o número de membros ultrapassa já os 10.000. Esta constante mudança é o que torna a tarefa de adivinhar os Óscares tão interessante e desafiadora.

Ora, como se fazem previsões aos Óscares? Depende da informação de que dispomos a cada passo do caminho. Quanto mais perto da cerimónia de entrega, mais esclarecidos estaremos sobre as preferências da Academia.

Andemos do fim para o início do calendário: em março, realizam-se os Óscares. Em fevereiro, ocorre a entrega de importantes prémios da indústria cinematográfica (e.g. os BAFTA). Em janeiro, orientamo-nos pelas nomeações anunciadas pela Academia. Em dezembro, olhamos para organizações cujos gostos costumam coincidir com os da Academia (e.g. a Hollywood Foreign Press Association). Já em novembro, contamos apenas com os festivais de cinema que decorreram ao longo do ano para nortear os nossos palpites.

Quais são então os principais festivais? E que filmes estrearam aí antes de serem coroados com o Óscar de Melhor Filme?

  • Sundance (E.U.A.) – CODA.
  • Cannes (França) – Parasite, The Artist, etc.
  • Veneza (Itália) – Nomadland, The Shape of Water, Spotlight, etc.
  • Telluride (E.U.A.) – Moonlight, 12 Years a Slave, Argo, etc.
  • Toronto (Canadá) – Green Book, Crash.

Vejamos que filmes se destacaram nas edições de 2023 destes cinco festivais:

  • SundanceFair Play, Past Lives
  • CannesAnatomy of a Fall, The Zone of Interest
  • VenezaPoor Things, Evil Does Not Exist
  • Telluride – Perfect Days, La chimera
  • TorontoAmerican Fiction, The Holdovers

Obtemos um total de 10 filmes. Vejamos cada um:

Anatomy of a Fall, La chimera, Evil Does Not Exist, Perfect Days, Fair Play

Fair Play – Numa sondagem conduzida pela Indiewire, foi o filme que mais impressionou a crítica em Sundance. Estreou na Netflix em outubro, mas não agitou as águas.

Past Lives – Ficou em 2º lugar na sondagem acima referida. Filme da A24, muito amado pela crítica e pela comunidade letterboxdiana. Um forte candidato aos Óscares.

Anatomy of a Fall – Vencedor da Palme d’Or em Cannes. A Academia tem-se tornado uma organização mais internacional, pelo que filmes europeus como este são cada vez mais comuns na lista de nomeados ao Óscar.

The Zone of Interest – O vice-campeão de Cannes. Tal como Anatomy of a Fall, este é o género de filmes europeus que a Academia tem vindo a mostrar mais interesse nos últimos anos.

Poor Things – Vencedor do Leão de Ouro em Veneza. A Academia adora o Yorgos Lanthimos.

Evil Does Not Exist – O vice-campeão de Veneza. Hamaguchi impressionou tudo e todos quando recebeu 4 nomeações aos Óscares com Drive My Car (2021). O seu novo filme, porém, é bastante mais discreto, o que duvido que impressionará a Academia.

Perfect Days – Vencedor ex aequo do Silver Medallion em Telluride. Um filme que tem passado muito despercebido em Hollywood.

La Chimera – Vencedor ex aequo do Silver Medallion em Telluride. Filme ainda sem distribuição em sala nos E.U.A.. Sem distribuição, não se é elegível aos Óscares.

American Fiction – Vencedor do People’s Choice Award de Toronto. Vencedores de anos anteriores incluem 12 Years a Slave, Green Book e Nomadland.

The Holdovers – Segundo colocado no People’s Choice Award de Toronto.

Past Lives, The Zone of Interest, Poor Things, American Fiction, The Holdovers

Depois desta análise, ficamos com 6 títulos: Past LivesAnatomy of a FallThe Zone of InterestPoor ThingsAmerican Fiction e The Holdovers. Tudo indica que estes filmes estarão nomeados para o Óscar de Melhor Filme.

Já temos 6 finalistas, mas a categoria de Melhor Filme tem 10 lugares. Quais serão os filmes que preencherão as restantes vagas? Teremos de esperar pelos próximos meses para obter mais informação, mas, a fazer um palpite, seriam estes:

  • Oppenheimer – Uma das metades do fenómeno mundial que foi o Barbenheimer.
  • Barbie – A outra metade do Barbenheimer.
  • Killers of the Flower Moon – O épico de Martin Scorsese sobre os assassinatos dos indígenas norte-americanos, nos anos 20 do século XX.
  • MaestroBiopic sobre Leonard Bernstein, realizado por Bradley Cooper.

Por agora é tudo. Voltamos a falar daqui a um mês!

Pedro Barriga