Os nomeados aos Óscares serão anunciados já na próxima semana, no dia 23 de Janeiro.
Na rubrica do mês passado, os nossos palpites foram orientados por três organizações cujos gostos costumam coincidir com os da Academia: o American Film Institute, os Golden Globes (GG) e a Critics Choice Association (CCA). Chegámos à conclusão que 6 títulos iam na dianteira da corrida ao Óscar de Melhor Filme:
- Oppenheimer, de Christopher Nolan
- Barbie, de Greta Gerwig
- Killers of the Flower Moon, de Martin Scorsese
- Poor Things, de Yorgos Lanthimos
- Past Lives, de Celine Song
- Maestro, de Bradley Cooper
Uma nota interessante: se Anatomy of a Fall, da autoria da francesa Justine Triet, for um dos 10 nomeados ao Óscar de Melhor Filme, teremos pela primeira vez na história três filmes realizados por mulheres na corrida ao Óscar de Melhor Filme.
Este mês, deixemos de lado a categoria de Melhor Filme e olhemos para outras categorias que também dão que falar: os atores e as atrizes.
São várias as associações que elegem anualmente as melhores interpretações da sétima arte, mas as principais percursoras dos Óscares são as seguintes: a Screen Actors Guild (SAG), a British Academy of Film (BAFTA), os GG e a CCA. Os nomeados aos prémios SAG foram anunciados a 10 de Janeiro; a British Academy divulgou a 5 de Janeiro listas preliminares; os GG decorreram a 7 de Janeiro; e os prémios da CCA foram entregues a 14 de Janeiro. Ou seja, temos todas as condições reunidas para prever os nomeados aos Óscares nas categorias de representação. Ora vejamos, então, quem foram os atores que receberam nomeações por parte destas quatro organizações:
Melhor Ator:
- Bradley Cooper (Maestro)
- Colman Domingo (Rustin)
- Paul Giamatti (The Holdovers)
- Cillian Murphy (Oppenheimer)
- Jeffrey Wright (American Fiction)
A categoria mais renhida. Temos um consenso à volta de 5 atores e, surpreendentemente, Leonardo DiCaprio não é um deles (o ator não foi nomeado para os prémios SAG). Mas não o descartem já! A guilda dos atores pode não ter ficado impressionada com a sua prestação, mas a Academia de Hollywood poderá ter outra opinião. Para DiCaprio conseguir a nomeação ao Óscar, algum destes 5 atores terá de ficar para trás – provavelmente, Domingo ou Wright. Na liderança para já, vão o peaky blinder Murphy e o veterano Giamatti.
Melhor Atriz:
- Lily Gladstone (Killers of the Flower Moon)
- Carey Mulligan (Maestro)
- Margot Robbie (Barbie)
- Emma Stone (Poor Things)
Parece já só haver lugar para mais uma atriz. Essa posição está a ser disputada por Sandra Hüller (Anatomy of a Fall), Greta Lee (Past Lives) e Annette Bening (Nyad). Quanto às 4 atrizes na dianteira, o Óscar irá provavelmente para uma das duas stones: Gladstone ou Stone. Teremos maior certeza quando forem entregues os prémios SAG e BAFTA.
Melhor Ator Secundário:
- Robert De Niro (Killers of the Flower Moon)
- Robert Downey Jr. (Oppenheimer)
- Ryan Gosling (Barbie)
A categoria com mais espaço de manobra. Temos os Roberts e o Ken na liderança, mas tudo indica que em Março a estatueta irá para Downey Jr., ator muito estimado pela indústria. Quanto às duas vagas restantes, temos vários atores a lutar por elas: Charles Melton (May December), Sterling K. Brown (American Fiction), Mark Ruffalo (Poor Things) e Willem Dafoe (Poor Things).
Melhor Atriz Secundária:
- Emily Blunt (Oppenheimer)
- Danielle Brooks (The Color Purple)
- Jodie Foster (Nyad)
- Da’Vine Joy Randolph (The Holdovers)
Tal como Melhor Ator Secundário, também esta categoria parece já estar decidida. Randolph tem vencido todos os prémios e mais algum pela sua interpretação em The Holdovers. Blunt, Brooks e Foster terão de se contentar com a nomeação. Uma quinta atriz juntar-se-á a este grupo – talvez Julianne Moore (May December)? Ou então America Ferrera (Barbie) ou Rosamund Pike (Saltburn)? Veremos.
Por agora é tudo. Voltamos a falar daqui a um mês!